terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mês das Tradições Populares terá Giro dos Folguedos no Centro de Maceió nesta quarta (21) palestras na quinta (22)


Giro de Folguedos Centro
O projeto Giro dos Folguedos volta a movimentar o Centro de Maceió. Nessa quarta-feira, dia 21, dez grupos de cultura popular se apresentarão a partir das 15h, em palcos montados na Rua Senador Mendonça no trecho que vai da Praça Deodoro até as imediações do antigo Banco Produban. A ação é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Secretaria de Comunicação (SECOM).
Durante todo o mês de agosto cerca de 40 grupos exibirão suas cores, sons e danças. As apresentações acontecem não só no Centro, mas em bairros da periferia e orla marítima.
Nesta quarta, os grupos escalados são: Mamulengo das Alagoas, Fandango do Pontal, Coco de roda Mulher Rendeira, Guerreiro Vencedor Alagoano, Bumba Meu Boi Vingador, Cambindas, Maculelê Ya Capoeira, Quilombo, Afoxé Ojum Omim Omorewá e Balé Folclórico Transart.
No sábado (24), 30 grupos se apresentarão no calçadão das praias de Pajuçara e Jatiúca. Para encerrar o mês, dia 31, as exibições acontecerão nos bairros da Ponta Grossa e Jacintinho.

Mês das Tradições Populares

O projeto Giro dos Folguedos está em suas terceira edição e é a grande ação da Prefeitura em comemoração ao Mês das Tradições Populares, comemorado em agosto. O projeto já é considerado o principal palco para mostra dos grupos tradicionais em Maceió.
Ainda em homenagem ao Mês das Tradições Populares, a FMAC firmou parceria com a Universidade Federal de Alagoas para realização de uma edição especial do projeto Munguzá Cultural, na próxima quinta-feira (22), no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Neste dia, a programação contará com duas palestras seguidas de debates.
A partir das 15h30, o antropólogo, presidente do Fórum Permanente para as Culturas Populares e mediador da Rede de Culturas Populares e Tradicionais (RCPT), Marcelo Manzatti, vai tratar do tema “As políticas públicas e as culturas populares”. Às 18h15, será a vez da cientista social, mestre pelo Programa de Educação Patrimonial do IPHAN e consultora técnica do Pró-Memória SECULT-AL, Nadja Rocha proferir palestra com o tema “Os passos de Théo Brandão e os caminhos da Cultura Popular e do Patrimônio Imaterial de Alagoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário