domingo, 18 de agosto de 2013

Giro dos Folguedos promove sábado multicultural no Benedito Bentes e Osman Loureiro

 
 No mês onde as atenções estão todas voltadas para a cultura popular, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), promove uma mostra do pluralismo dessas tradições. É assim que tem sido as tardes do projeto Giro dos Folguedos, que em sua terceira edição, leva as riquezas da nossa cultura popular para exibições em palcos espalhados por toda a cidade. Neste sábado (17) foi a vez dos bairros Benedito Bentes e Osman Loureiro receberem o projeto.

 
 No Benedito Bentes as apresentações aconteceram na Praça Padre Cícero, onde chamou a atenção a disposição da comunidade em compartilhar experiências com os grupos. As apresentações se iniciaram por volta das 15h e em pouco tempo a Banda de Pífanos São José já tinha dançarina oficial. O batuque do Afoxé Ofá Omin também conquistou e contou com a participação popular em cima do palco.

 
 
 

O técnico em manutenção de fogões, Cícero Augustinho da Silva, monta sua barraquinha de trabalho todos os dias na Praça e diz que seu serviço também é tradição no bairro. “Ouvia falar nessas danças como se fossem coisas do passado, ver assim de pertinho chega emociona a gente. Lembrei de meus pais”, comentou. 

 
 Pelo Benedito Bentes passaram os grupos Baianas Flôr de Lis, Afoxé Ofá Omin, Banda de Pífanos São José, Maracatu RaÍzes da Tradição, Grupo Arafunfun Omanjerê, Batuque Yá, Guerreiro do Grupo de Folguedos e Danças Professor Pedro Teixeira, Maculelê Yá Capoeira, Bumba Meu Boi Vingador e Maracatu Baque Alagoano.

 
 No Conjunto Osman Loureiro, os palcos foram montados na Praça do terminal de ônibus, e quando coloridos pelas cores e sons dos grupos chamaram a atenção até mesmo de quem estava dentro de casa. Pelo menos é o que conta a funcionária pública Edilene Queiroz: “Moro aqui há 22 anos e nunca vi uma iniciativa como essa. Nossa cultura é linda se ver. O projeto está mesmo de parabéns!”.

 
Giro no Osman02A estudante Enmyle Valeska, de apenas 6 anos, viu pela primeira vez a apresentação de um grupo de Guerreiro e mostrou-se encantada de pé bem na frente do palco onde mestre André comandava o Guerreiro Mensageiros Padre Cícero. “Gostei muito deles. São animados e dançam muito bonito”, disse.
A comunidade do Osman Loureiro conferiu ainda o Bumba Meu Boi Dragão, Banda de Pífanos Flor do Nordeste, Guerreiro Mensageiros Padre Cícero, Afoxé Odo Yá, Coletivo AfroCaeté, Baianas do Grupo Ganga Zumba e o Coco-de-roda Reviver.
Para o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, o grande destaque na primeira tarde de Giro dos Folguedos nos bairros foi a interação entre grupos e comunidade. “É importante que o maceioense se veja nas apresentações, se sinta representado pelos grupos. Hoje no Benedito Bentes, por exemplo, tivemos a primeira participação do Maculelê Yá Capoeira, que é um grupo tradicional atuante no bairro e que passa a integrar o projeto levando a cara do Benedito Bentes para outros lugares reforçando a autoestima dos integrante e de todo o bairro”, explica.

O projeto continua

A programação do Giro dos Folguedos segue até o final do mês. Na próxima quarta-feira (21), o Centro da cidade volta a ser palco das apresentações. Dia 24, o grande Giro voltará a reunir 30 atrações no calçadão das praias de Pajuçara e Ponta Verde. E para encerrar o Mês das Tradições Populares, dia 31, as exibições voltam a acontecer nos bairros, desta vez na Ponta Grossa e no Jacintinho.
Clarissa Veiga / Ascom FMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário