sábado, 17 de agosto de 2013

Associação dos Violeiros e Trovadores realiza II Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas

A Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (Avta), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza até o dia 03 de setembro a II Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas de Alagoas. O projeto, executado a primeira vez em 2012, passará este ano por nove cidades do interior alagoano e pela capital Maceió. O evento começou no último dia 9.
A mostra da arte da cantoria de viola e do repente que leva a marca da Caravana Cultural da Secult acontecerá em praça pública e nas escolas da rede pública de ensino dos municípios de Boca da Mata, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Joaquim Gomes, Rio Largo, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, União dos Palmares, São José da Laje, Flexeiras, Pilar e Maceió.
O objetivo é despertar na comunidade e nos jovens de escolas da rede pública a importância de valorizar a cultura popular dessa arte tradicional nordestina que é o repente.
“Vamos mostrar em cada cidade a maior expressão popular ao som da viola nordestina, por meio dos maiores talentos da cantoria da viola, dos cantadores de embolada, dos declamadores, da literatura de cordel  e os melhores repentistas do Estado”, explica Seu Elias Procópio de Lima, Mestre Violeiro aclamado como Patrimônio Vivo da Cultura de Alagoas e presidente da Avta.
Programação
A caravana tem início neste sábado (17), na cidade de Boca da Mata. No dia 24 será a vez de Santana do Ipanema e dia 31, os repentistas estarão em Dois Riachos. Em setembro, os violeiros iniciam suas apresentações, a partir do dia 6, em União dos Palmares, 7 em São José da Laje, dia 13 Joaquim Gomes, 14 Flexeiras, 20 Rio Largo, 21 Matriz do Camaragibe e 27 em Pilar. As apresentações acontecerão pelo dia nas escolas públicas e a noite sempre a partir das 20h.
O encerramento da II Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas de Alagoas acontecerá no dia 28 de setembro, em Maceió. O evento também conta com o apoio do Sebrae/AL, do Grupo Coringa e do Armazém Paraíba. Mais informações pelo número 9941-4075.

Eduardo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário