quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agosto - Mês do Folclore



Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira.

O termo folclore (folklore) é um neologismo  criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres. A palavra é uma combinação dos vocábulos da língua inglesa folk (povo) e lore (saber), passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. A palavra passou a ser utilizada  para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares.
 
Posteriormente, passou a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore a condição de história não escrita de um povo. Apesar de o avanço da ciência e da tecnologia ter levado ao descrédito muitas dessas tradições populares, a influência do pensamento positivista do século XIX contribuiu para dignificá-las, entendendo-as como elos em uma cadeia ininterrupta de saberes que deveria ser compreendido para se entender a sociedade moderna.
 
Assim, com a conscientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao novo modo de vida urbano, seu estudo se generalizou, ao mesmo tempo em que ela passou a ser usada como elemento principal em obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos. Depois de seu início e crescimento na Europa, o estudo do folclore se estendeu ao pelo mundo, chegando ao Brasil na segunda metade do século XIX através dos precursores folcloristas Celso de Magalhães e Sílvio Romero.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no Inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:

Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino


Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão
Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular.

Sentido Figurado

No sentido figurado, a palavra "folclore" é usada com o significado pejorativo de "mentira", "invenção", designando algo fantasioso. Também se refere a determinadas características pitorescas relacionadas com uma pessoa, um acontecimento, um lugar, etc. Por exemplo: folclore político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário