terça-feira, 28 de agosto de 2012

Secult faz entrega de certificados de Patrimônio Vivo a Mestres

 

Os novos mestres da cultura popular alagoana reuniram-se nesta terça-feira (28) para receber o certificado de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, entregue pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrega aconteceu no salão de despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

 


O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, deu início à solenidade que destacou os representantes da cultura popular alagoana com a entrega dos certificados. Segundo ele, o registro de Patrimônio Vivo é um reconhecimento do Governo aos mestres para que a cultura alagoana seja preservada e repassada para as futuras gerações.

“Estou muito feliz pelo reconhecimento de mais sete mestres, que têm seus nomes no Livro de Registro de Tombo. Este é um momento de celebração e de reconhecimento da importância destes mestres, que permitem que a cultura popular se mantenha viva. O Governo de Alagoas e a sociedade estão em festa”, afirmou.



João das Alagoas (de Capela) que está com uma 
exposição no Palácio Mal. Floriano Peixoto



Na ocasião, o secretário ressaltou ainda que, além da nomeação como Patrimônio Vivo, os mestres recebem como benefício ainda uma bolsa vitalícia equivalente a um salário mínimo, disponibilizada de acordo com a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei 7.172, de 30 de junho de 2010.








A cerimônia contou com a participação de mestres de diversos folguedos que já fazem parte do patrimônio imaterial do Estado, entre eles, Elias Procópio Lima, que deu seu depoimento emocionado durante o ato. “Hoje é um dia muito feliz para nós que fazemos cultura. Alagoas é a casa dos mestres, lugar da Chegança, do Guerreiro e do cantador de viola. É bonito ver este reconhecimento que a Secult nos dá”, afirmou ele, que compõe o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005.

Este ano, foram agraciados o trovador, repentista e embolador de Anadia Antônio Salvador de Souza (Canarinho de Alagoas); a mestra de Pastoril de Pão de Açúcar Lindaura Alves da Silva; o mestre de Samba de Matuto, de Maragogi, Sebastião Amaro dos Santos (Tião); o mestre de Bumba Meu Boi Everaldo Lins; o pifeiro Jose Prudente de Almeida (Chau do Pife); o mestre de Chegança Juvêncio Joaquim dos Santos e o mestre de Fandango Ronaldo da Costa (Mestre Pancho) – sendo esses quatro últimos de Maceió.

 
 
Também estiveram presentes à cerimônia o secretário adjunto da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos; a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Raquel Rocha; o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Keyler Simões; a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca, e a representante da Rede Alagoana de Pontos da Cultura, Fátima Menezes.

 





Nelson da Rabeca fez questão de prestigiar os
seus novos colegas de Patrimônio Vivo



Texto Karine Amorim e Valéria Guimarães (ASCOM Secult)
Fotos: Keyler Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário