quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Novos mestres recebem certificado do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas

Mestre Pancho - Foto: Keyler Simões

A cultura de Alagoas estará em festa na próxima terça-feira (28), quando a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza a entrega dos certificados do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/2012). Neste ano, serão sete mestres da cultura popular de diferentes atividades que receberão o certificado. A solenidade de entrega terá início às 8:30h, no Salão de Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).
 
O Registro do Patrimônio Vivo é o reconhecimento da importância do saber tradicional e popular que os mestres e mestras passam de geração em geração. É também a preservação da cultura do Estado nas áreas de danças, folguedos, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, teatro, artesanato, dentre outras.
 
Chau do Pife - Foto: Keyler Simões

Na terça-feira (12), entram para o livro Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas o mestre de Samba de Matuto de Maragogi Sebastião Amaro dos Santos (Tião); o mestre de Bumba Meu Boi Everaldo Lins; o trovador, repentista e embolador de Anadia Antônio Salvador de Souza (Canarinho das Alagoas); a mestra de Pastoril de Pão de Açúcar Lindaura Alves da Silva; o pifeiro José Prudente de Almeida (Chau do Pife); o mestre de Chegança Juvêncio Joaquim dos Santos e o mestre de Fandango Ronaldo da Costa (Mestre Pancho), estes últimos três são de Maceió.
 
Após o reconhecimento, os mestres terão como benefício uma bolsa de incentivo vitalícia de um salário mínimo e meio. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, esta bolsa visa a manutenção dos grupos e o repasse dos conhecimentos.
 
“Esse é um incentivo para que os conhecimentos desses mestres sejam repassados. É também um reconhecimento daqueles que detêm os saberes e fazeres da cultura popular alagoana”, destacou.
 
 
 Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário