sábado, 18 de agosto de 2012

Museu Théo Brandão celebra o mês do folclore com seminário, oficina de dança e entrega de prêmio


O Museu Théo Brandão vai celebrar o mês do folclore com atividades culturais variadas e gratuitas. A programação da “Semana das Culturas Populares”, concentrada nos dias 21, 22 e 23 de agosto, inclui seminários, lançamento de livro, abertura de exposição, apresentações de folguedo e teatro, oficina de dança popular, além da tradicional cerimônia de entrega do Prêmio Gustavo Leite, que já está em sua 9ª edição.

As comemorações começam, nesta terça (21) às 15h30, com uma aula pública da “Oficina aberta de danças populares”. O projeto, coordenado pela professora do Curso de Dança da Ufal, Telma Cesar Cavalcanti, vem acontecendo desde o início do ano.

No dia 22, acontece o seminário "Théo Brandão, a antropologia e os estudos de folclore", um evento que faz parte do “Ciclo de debates sobre cultura popular, museus e acervos documentais e Audiovisuais”.



Às 14h, começa o painel "Aspectos da obra e da trajetória de Théo Brandão: o olhar de discípulos", com a museóloga Cármem Lúcia Dantas, o diretor do Museu da Imagem e do Som (Misa), Fernando Lôbo e o folclorista e antropólogo José Maria Tenório Rocha. Já às 16h30, será realizada a conferência "Antropologia e estudos de folclore em diálogo", com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti. Em seguida, haverá o lançamento do livro “Reconhecimentos. Antropologia, folclore e cultura popular”, da professora Maria Laura.

Às 19h, tem início a cerimônia de entrega do Prêmio Gustavo Leite aos artesãos eleitos em 2012. Neste ano, os vencedores foram Mestre Vieira e Mestre Valmir, ambos artistas da Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar. O visitante do Museu Théo Brandão também pode aproveitar a oportunidade para conhecer algumas obras dos artesãos na exposição “Madeiras e reinvenções dos mestres Valmir e Vieira”. Para finalizar a programação do dia nacional do folclore, sobe ao palco dos jardins do Museu, o Guerreiro Campeão do Trenado, do Mestre José Cícero.

No dia 23, às 15h30, é a vez da apresentação do teatro musical infantojuvenil franco-brasileiro “Cabanas, habitações precárias, poéticas, essenciais”. O espetáculo é uma produção da Cia. Teatral La Voix Du Hérisson, da cidade de Grenoble, na França. A produção alagoana é de Francisco Oiticica. A apresentação, que já cumpriu temporada de sucesso nos teatros da França, tem duração de uma hora e pode ser vista por crianças a partir de três anos.

Ascom/Museu Théo Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário