sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mês do Folclore conta com programação neste fim de semana

Para comemorar o Dia do Folclore (22 de agosto), a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC), montou uma programação, que conta com a homenagem a vários grupos locais – que acontecerá nos dias 18 e 19, na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, e na Avenida Sílvio Vianna, na Ponta Verde.
O tradicional bairro de Bebedouro – considerado um berço cultural de Maceió – servirá como abre-alas para os festejos do folclore. A programação do dia 18 será das 16h às 21h0, com a participação dos seguintes grupos: Bumba Meu Boi Safári; Quilombo com o Grupo Axé Zumbi; Cordel com Rogério Dias; Grupo de Coco de Roda Reis do Cangaço; Baianas Rosas do Lar; Taieira com o Grupo de Folguedos Pedro Teixeira; Pastoril Estrela de Belém; Guerreiro Treme Terra de Alagoas e Maracatu com Coletivo Afrocaeté.

Fandango do Pontal - Foto: Keyler Simões

No dia seguinte (19) será a vez de o bairro da Ponta Verde receber os grupos culturais. A homenagem acontecerá na Avenida Silvio Vianna (no trecho em que o trânsito fica interditado), das 11h às 18h, e contará com as seguintes participações: Bumba Meu Boi Dragão; Cordel com Jorge Calheiros; Coco de Roda do Balé Folclórico Ganga Zumba; Maracatu Imperial com o Grupo de Folguedos Pedro Teixeira; Repente com a Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas; Fandango do Pontal; Guerreiro Campeão do Trenado; Pastoril do Menino Jesus da Cambona; Releitura de Folguedos com o Grupo Transart; Cordel com Demis Santana e Maracatu Baque Alagoano.
Origem - O folclore alagoano tem suas raízes com origem nos três elementos colonizadores do povo brasileiro: o negro, o branco e o índio. Segundo estudiosos, estima-se que Alagoas possui 29 variedades, desde danças e torés, aos folguedos vinculados a festejos natalinos, festas religiosas e carnavalescas.
Beleza e originalidade são características marcantes do nosso folclore, conhecido nacionalmente pela desenvoltura e trajes dos grupos, que difundem a nossa cultura em todo país e em outros continentes.
Os folcloristas pioneiros são os responsáveis pela decantada riqueza das manifestações folclóricas do nosso Estado. Entre os folguedos mais conhecidos destacam-se os de período natalino: pastoril, guerreiro, taieira, baianas, reisados, bumba meu boi e as danças de coco de roda e roda de adulto, dentre outros.
O folclore é comemorado durante o mês de agosto, mas seu significado vai além das festas e folguedos, é a história construída pelas aspirações, anseios e esperanças, numa linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza seu povo, preservando seus valores e mantendo vivas suas raízes por gerações.
ASCOM - FMAC
ASFOPAL está divulgando como apoio a esta ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário