segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Garagem do samba comemorará o Dia do Folclore, nesta terça (21)


O Dia do Folclore marca as diversas manifestações que verdadeiramente emanam do povo, e como toda boa ação do povo, constam as festas populares, folguedos e danças, e em Maceió acontece há três anos uma festa, pequena, mas bastante representativa, em homenagem ao Dia do Folclore, através da iniciativa de Dona Edna Seixas, eterna incentivadora da cultura popular de Alagoas, que montou em sua própria residência um espaço para ensaios e apresentações de grupos folclóricos, além do seu próprio, intitulado “Poderosas do Samba”. O espaço recebeu o nome de Garagem do Samba, mas não é só o samba que manda por lá não. Lá todas as manifestações populares tem espaço, como ela própria explica: “Eu vejo a agonia de tanta gente querendo ensaiar e até de se apresentar e por isso ampliei a minha sala de casa para criar essa garagem, onde recebo amigos e onde nos apresentamos para a população, e já há três anos fazemos essa festinha do Folclore para marcar a data”, finalizou.

Edna Seixas é associada à ASFOPAL (Associação dos Folguedos Populares de Alagoas) há anos e hoje é a 2ª Secretária desta nova diretoria, sempre atuante e respeitada pelos colegas. Sua casa fica localizada à Rua Francisco Fernandes Lins, 105 (mais conhecida por ser a Rua do Bar do Elias), na Ponta da Terra, próxima à Igreja do Santuário, e desde o último fim de semana já está toda ornamentada para a festa, que é gratuita, com entrada franca, mas que reúne um time de peso. Por lá, nesta terça, passarão:

·         Amantes do samba

·         Coral Folclórico de Alagoas, que homenageará mestres do nosso folclore

·         O Bigode (artista popular)

·         Chau do Pife

·         Mestre André (Guerreiro)

·         Mestre Juvenal Leonardo (Guerreiro)

·         Coco de roda Rei do Cangaço, grupo novo ainda em formação

·         Banda de pífanos São José

·         Um casal de índios dançarinos

·         Poderosas do Samba



Poderosas do Samba

O grupo foi recentemente criado com este nome e é formado por 12 meninas (de ontem) com média etária de 65 anos, que tocam  e cantam. Edna, além de coordenar o grupo, também canta, acompanhada por mais 3 cantoras: Socorro, Fátima e Mariza, sendo acompanhas pelos instrumentos: afoxé, Tamborim, repique, tantan, ganzá, pandeiro, reco-reco e maraca. Inclusive o grupo fará também a inauguração da mais nova mesa de som, que oo grupo ganhou neste fim de semana de um fã.

A festa da Garagem do samba começa às 15 e deve ir até o início da noite.

Serviço:

Festa do Folclore da Garagem do Samba

Organização: Edna Seixas

Terça, 21 de agosto

Início: 15h

Rua Francisco Fernandes Lins, 105 (mais conhecida por ser a Rua do Bar do Elias), na Ponta da Terra, próxima à Igreja do Santuário. Se vier pela Rua da antiga COHAB (hoje CARPH) no fim da rua entra à direita e na primeira também à direita.

Entrada gratuita

Informações: (82) 3337-2457 / 8803-5508 / 9316-5883

www.asfopal.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário